Vitória antes do tempo?

grafico dolar

CAUSA: Longe de mim jogar pragas; mas esse canto de vitória das eleições antes do tempo ecoado pelo mercado, sei não… Essa ideia, aparentemente já “rumorizada” no mercado na semana passada, ganha força a partir da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta tarde, mostrando que Bolsonaro segue forte nas pesquisas e está com 27% das intenções de voto. Embora ele eventualmente perderia no segundo turno para Haddad, a pesquisa mostra um dado interessante: quase metade (44%) dos pesquisados acreditam que Bolsonaro ganhará as eleições, independentemente do seu voto.

Deixando as eleições de lado, o Banco Central Americano (Federal Reserve, FED) aumentou a taxa de juros para a faixa entre 2% e 2,25% a.a., conforme esperado. Na minha visão, mesmo que o mercado tivesse uma leitura do comunicado de altas adicionais — e, portanto, sugerisse diminuição do diferencial de juros —, a Ata do Copom de ontem mostrou um tom mais duro por parte do BC brasileiro, mais hawkish, sugerindo aumento da Taxa Selic no curto/médio prazo. Ou seja, um movimento neutralizaria o outro.

CONSEQUÊNCIA: Assim, voltamos a ignorar temas macroeconômicos e focamos somente nas eleições presidenciais. O mercado está nesse momento de fortalecimento do real porque está colocando como maior possibilidade a eleição do candidato Jair Bolsonaro, uma vez que entende que este tem maior inclinação reformista e também porque não quer voltar aos mesmos erros cometidos pelo governo PT. Porém, tenho dificuldade de dar como certo esse cenário; muita água ainda pode rolar por debaixo dessa ponte… Será?

Por: Fernanda Consorte – estrategista de Câmbio Banco Ourinvest

Acesse nosso site: GME Câmbio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close